terça-feira, 18 de maio de 2010

MUITO MAIS QUE SECRETÁRIA

As empresas brasileiras já enxergam a necessidade de possuir secretários executivos; profissionais que vão além do cafezinho. Pesquisas mostram que a profissão é uma das que mais crescem no  mundo.

(...) Muito além do café para servir, esse profissional tornou-se indispensável às empresas e corporações que necessitam de pessoas com espirito de liderança e capaciade gestora. Regulamentado desde 1985, o exercício de secretário executivo é autorizado àqueles que possuem diploma de Secretariado - nivel superior - e/ou Técnico em Secretariado - nivel médio.
Coordenador da graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Zorandy Lopes Oliveira explica como funciona a capacitação nessa área. " O curso de graduação em Secretariado habilita o profissional a resolver mais rápido as pendências/ solicitações dos chefes - existe o treinamento e a educação para tal . O Cetrede forma profissionais de nível médio - muitos dos concludentes possuem graduação em outras áreas (Letras, Administração, etc) e experiência em empresas conceituadas. Isso faz uma diferença para um melhor desempenho no trabalho".
(...) No Ceará, o coordenador do curso de Secretariado Executivo da UFC aponta alguns mercados que devem ampliar suas oportunidades. "Algumas áreas promissoras: no campo de petróleo, portos, turismo, recursos humanos e serviços bancários", afirma ele. Sobre as chances em órgãos públicos ou empresas privadas, Zorandy Lopes é categórico, " atualmente, acredito que as solicitações sejam equivalentes. A colocação do profissional vai para ambos".
Presidente do Sindicato das Secretárias do Estado do Ceará, Teresinha de Jesus Cordeiro Miranda lembra aos futuros interessados, " atualmente, os executivos querem profissionais completos que dominem comunicação, outros idiomas e novas tecnologias. O perfil de realizar tarefas básicas ficou no passado. Hoje o profissional de secretariado é considerado um assessor e , em alguns casos, até responde pelo próprio chefe".

 Jornal Diário do Nordeste ( caderno empregos)
Reportagem publicada em 16.05.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário